Sites Parceiros

www.casadajuventude.org.br /// www.pjmp.mahost.org

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MOTIVAÇÃO

As ações em nossa Forania, relacionadas ao Dia Nacional da Juventude e à Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio da Juventude, pede-nos como Cristãos, inclusive participantes e alimentados pela EUCARISTIA, ações práticas pertinentes a missão.
Nos momentos de preparação, a idéia da Marcha esteve presente em diversos momentos, e vejo agora, uma certa falta de motivação por parte de alguns e aviso, talvez este não seja um artigo em que ficaremos confortáveis.
Em inúmeros momentos vemos as atitudes de Cristo muito além dos muros das Sinagogas... aliás, não sou perita em Bíblia nem nada assim, no momento lembro-me de apenas de quando ele, Jesus esteve entre paredes pregando... quando tinha seus 12 anos e falava aos doutores... Do mais, lembro-me das ações deste mesmo Jesus, um pouco mais amadurecido, exatamente fora dos templos... E fora dos templos, não estava passeando, estava construindo o Reino de Deus, o reino de Paz e Justiça... Nessas horas lembro-me de Frei Betto ao dizer que,
"Jesus não morreu nem de hepatite numa cama, nem de desastre de camelo numa esquina de Jerusalém, morreu exatamente como Vladimir Herzog ou como Frei Tito, foi preso, torturado e condenado à pena de morte vigente na Palestina do Séc. I, por dois poderes constituídos. Anunciar o Reino de Deus no Reino de César era altamente subversivo..."
E hoje, continua sendo subversivo à ordem imposta pelo sistema opressor que ainda o povo de Deus vive... Muitos irmãos são torturados e condenados a morrer lentamente, a perder a vida dia após dia pelo sistema vigente não mais apenas na Palestina, mas no mundo afora no século XXI, pelos poderes constituídos... Anunciar esse Reino, continua sendo subversão à lógica... por isso inventam formas maquilantes deste Jesus, por isso colocam-no num pedestal, distante do seu povo, por isso fazem dele o Rei que vem fazendo... o Rei que pede de nós a concentração na nossa vida após a morte... um Rei que promete tranquilidade depois que merecermos o Paraíso...
Irmãos, atentemo-nos para o Evagelho de uns três domingos... Só quem for Batizado na água que Cristo foi, só quem agir como ele agiu alcançará o Reino... e isso, significa sairmos de nossas casas, de nosso conforto e lançarmo-nos contra todas as injustiças que presenciamos... Não adianta-nos ver a realidade que massacra a juventude e assistir ao Domingão do Faustão, a transmissão do Brasileiro, ou mesmo ir à Missa nas Paróquias, alimentar-se do Corpo de Cristo e não mostrar o motivo pelo qual fizemos a opção por SEGUIR JESUS. Seria como nadar e morrer na praia! E digo mais, nossas ações não devem ficar num simples momento de 30 minutos de caminhada por nosso Bairro. Para este ano mesmo, acredito que devamos começar junto aos Conselheiros Tutelares que concorrem as eleições projetos e parcerias, e sempre estarmos perplexos a tudo que hoje parece normal... E a perplexidade por sí, não resolve também...

Bom, não vim para fazer sermão... e sim motivar-nos a participar deste importante momento, pois: ser Jovens A Caminho, significa caminhar junto a Jesus e seus Discípulos, que perseguidos pelo poder e opressão firmaram-se no propósito de construir o Reino de Deus, denunciaram as injustiças e fundaram as primeiras comunidades Cristãs, onde todos tinham tudo em comum... Ser Totus Tuus - é ser todo Seu Maria, e ser todo de Maria, é caminhar com Jesus e os homens da Terra imagem e semelhança de Deus, rumo ao Calvário, sofrer com os que sofrem é, estar junto e presente na luta e na caminhada. Ser Filhos de Maria, é ser de fato o próprio Jesus Cristo, que dá a vida pelos irmãos de fato na luta, contra a opressão e todas as formas de exclusão. Ser Jovens Amigos de Cristo, é compadecer-se da luta dele e caminhar com ele, estando junto na agonia dos que com ele sofrem e sendo leal ao amigo Jesus não deixar ser em vão a luta Dele contra as injustiças que foram e ainda são cometidas. Ser Jovens Unidos a Cristo, é estar de fato unido a Cristo em seus propósitos, lutas e sonhos... é unir-se a todos, imagem e semelhança de Deus, templos do Espírito Santo, na construção do Reino de Deus e na luta pelo fim de todas as amarras. E ser Jovens Unidos Reconstruindo o Amor é entender o infinito e incondicional amor de Cristo e reconstruí-lo em nossa atualidade, é dedicar-se a reconstruir o amor enquanto atitude primeira de Deus e de Cristo, e demonstrar essa construção na na busca pelo Reino de Deus e na ação profética que denuncia toda a opressão.

Professamos nossa fé a cada celebração Dominical, alimentamo-nos do Corpo de Cristo e ousamos dizer Pai Nosso... portanto temos uma missão... Escolhemo-la. E não foi fácil nem mesmo para Jesus.

"tenho de lutar, tenho de gritar ai de mim se não o faço."

Nenhum comentário:

Postar um comentário