Sites Parceiros

www.casadajuventude.org.br /// www.pjmp.mahost.org

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

W A N T E D

ATENÇÃO: sociedade e população brasileira, ele esta a solta, e é bom ter cuidado porque agora não é somente prejudicial à saúde, mas pode prejudicar também o bolso do cidadão. Ele gosta de água parada, limpa ou suja, esta presente nas calhas, caixas d´águas, latinhas de cerveja, refrigerante etc. Tem água ele ta presente. AEDES AEGYPT, vulgo “mosquito da dengue” é o nome do indivíduo que tira o sono de todo mundo, sempre que chega o verão nos trópicos brasileiros.
Não é preciso nenhum grande plano estratégico para acabar com o inimigo, ainda mais se tratando de um mosquito, só eliminar a água parada. O Brasil é o lugar ideal e tem se mostrado perfeito para a sobrevivência do mosquito da dengue que é proveniente da África.
Mas o tal mosquito vem causando grandes dores de cabeça a população brasileira e aos órgãos responsáveis pelo combate do mosquito. É grande o numero de pessoas contaminadas pela dengue em todo o Brasil, e em alguns casos já é considerado uma epidemia pela quantidade de infestação.
As autoridades em Goiânia diante da crescente quantidade de infestação do mosquito, e da ineficiência no combate do mosquito, resolveram votar uma lei que prevê multa a quem não cuidar do próprio quintal. A princípio parece ser justa tal lei, pois penaliza os irresponsáveis. Mas não é. Estou convicto que essas coisas acontecem em nosso país porque a maioria dos políticos brasileiros não tem interesse de ter uma sociedade consciente dos seus direitos e deveres, sociais e civis.
Essa lei de aprovação de multa contra os omissos a dengue revela a falta de integração entre a política dos órgãos públicos e a comunidade goianiense. É a cara da política burocrática que transfere a responsabilidade somente ao cidadão. Verdade que todos devem contribuir para a não ploriferação do mosquito, mas se a sociedade é omissa em parte é por causa do modelo de política não democrática brasileira. O ser cidadão neste modelo social restringe-se a votar. Estamos acostumados a pensar que os representantes são responsáveis em resolver nossos problemas, e de fato são, mas olha só o que acontece!!
Mas há uma predominância de um pensamento Homersiano “Homer Simpson” de que os políticos são eleitos para pensar por nós, e infelizmente a maioria dos políticos mantêm esta convicção também, olha só o que eles preparam para nós. Agora me diga isso é resolver algo? Isto é correr da responsabilidade de criar mecanismos e políticas que resolvam o problema que é social.
Os problemas geralmente não acabam neles mesmos, pois o maior problema não pegar o mosquito da dengue, mas é submeter-se a sistema único de saúde. Não basta estar com dor de cabeça, febre, dor no corpo, náuseas, vômito, ainda precisa ficar de plantão por, três, quatro, cinco, e ouvi na televisão ate sete horas de espera. Enfim a espera já constitui mais um sintoma da dengue, e pré-diagnosticado. O medo da dengue é subjetivo, não é pela dengue em si, mas pelo sistema de saúde.
A dengue pra mim é a mais presente ilustração da falta de consciência humana, de higiene com o ambiente público e familiar. Falta de entendimento político e social, pelo caos do sistema de saúde. E de prepotência e fragilidade humana, é só um mosquito. Não é preciso de armas, rifles e nem de aviões para cuidar do problema, só é preciso consciência.

Um comentário:

  1. É mais uma lei em sentido restrito à culpabilizar as vitmas que sofrem da doença...
    Além de temer o mosquito, a doença e obviamente as HORAS DE ESPERA por atendimento, as pessoas já temiam os rótulos que recebiam ao serem infectadas pelo vírus, 'quem tem dengue é porque não cuida do seu quintal' e pimenta nos olhos dos outros é refresco!!
    Quem trouxe o diabo do mosquito ao Brasil??? Como um 'egípicio' veio habitar por aqui???
    AEDES assim, faz um favor pra nós, infeste as casas dos legisladores, bote ovos nas piscinas abandonadas, calhas das enormes casas, encontre lugares escondidíssimos em suas enormes fazendas, adoeça os caras também... Hj to pagando mau com mau!

    ResponderExcluir