Sites Parceiros

www.casadajuventude.org.br /// www.pjmp.mahost.org

quinta-feira, 22 de abril de 2010

LUTAS SIMBÓLICAS

Há uma série de confrontos e acontecimentos que não representa necessariamente uma guerra material entre dois antagonistas, mas são lutas individuais que envolvem ideologia e princípios. No caminho da construção do caráter humano existem evidentemente pedras que nos colocam em situações pouco cômodas, ou melhor, coisas que afetam nossos princípios e no que acreditamos. A resistência é a arma de muitas lutas, logo, é comum encontrar alguém que não toma Coca Cola, não come Mc Donald´s, não vê filmes em cinema, não lê Best Seler´s e nem Veja e etc. São várias as manifestações de resistências, e creio que todas são válidas, desde que se tenha realmente um princípio por trás, ou então será, só mais um ato ecologicamente correto, pra manter as aparências.

A minha resistência atual é contra alguns meios de comunicação que decidi por restringir da minha agenda e do meu precioso tempo. São eles os poderosos Orkut e Messenger, vulgo (MSN). Eu confesso que levei certo tempo para me amadurecer de tal idéia, mas fiquei convicto que vivemos tempo de profunda aparência e perda dos laços afetivos verdadeiros. Nunca tivemos na história da humanidade tantos meios de comunicação, e nunca comunicamos tão pouco quanto hoje, há algo que nos liga e nos mantêm separados um dos outros, isso é incrível. Não se trata de nenhuma retaliação ao progresso tecnológico da humanidade (sempre tem aqueles que falam besteiras, ah então você vai viver numa casa sem chuveiro, sem luz, sem TV, sem internet e etc.), o que seria grande contradição, pois uso um meio não gestual de me comunicar agora.

O Orkut é um site de relacionamento surgido se não me engano no decorrer de 2005. Veio com a proposta de aproximar as pessoas. Eu só passei a ter Orkut exatamente no dia quinze de Outubro de 2007, depois de uma viajem conheci pessoas e resolvi conhecê-las posteriormente, o meio foi o Orkut, já não tinha antes por puro preconceito. Neste mesmo período eu passei a ter Messenger, aderi ao pacote inteiro. Hoje vejo tais meios de contato a partir de outro prisma. Eles são meios de comunicações, podem ser bons se bem usados, o problema é que geralmente vicia as pessoas e sustenta coisas que não existem.

Cheguei a tal consenso depois de certas situações pessoais, desconfortantes pra ser sincero e me vi às vezes diante do computador e meus 270....e alguns “amigos” sem poder olhar pra nenhum, foi deprimente. Talvez meu problema seja resolvido com alguns comprimidos, ou não. Não me faz sentido às vezes ter contato com pessoas e não ter ao mesmo tempo, é ininteligível algo assim. Não faz sentido receber recados artificiais, e depois ver o indivíduo pessoalmente e ele não me cumprimentar. Não me faz bem ver tantas frases idiotas de slogan, e ver que não combina com tal indivíduo e que ele mal sabe a que se refere. É incompatível alguém escrever L U T O de slogan, e atualizar fotos de sunga no clube, veja a que ponto chegamos, sensacionalismos nossos sentimentos mais fúnebres.

Não serei hipócrita, considero coisas importantes no Orkut e Messenger e desfruto às vezes (falo com meus parentes em Iporá e outras cidades, e minha prima na Bélgica), minha prima da Bélgica já chegou e só nos vimos quatro meses depois, viu só. A vida nos sites de relacionamentos não se expressa como ela é, e sim como queremos que seja. As melhores fotos, dos melhores lugares e mais felizes. É o ego que vive, não é a realidade, não são os contrates e as injurias que nos cercam no dia a dia. É de se pensar, pois se me mostro de tal modo, as vezes e vontade de sê-lo, sinal que não sou assim. Reflitamo-nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário